sábado, 13 de setembro de 2008

Onde estou????

As vezes parece tudo tao estranho aqui. Nao falo do convivio diario com as pessoas, das aulas, do onibus, do supermercado...
Apesar de eventualmente entrar em conflito com uma porta que insiste em se fechar sozinha, com um onibus que manda voce ficar sentado ate ele parar completamente, com uma assinatura optica, no supermercado, quando se compra com um cartao de debito, essas sao coisas high-tech com as quais a gente ja esta meio familiarizado gracas as producoes holywoodianas. Nao falo disso; falo da vida em si, do comportamento das pessoas, da aparente apatia diante da novidade ou de um estimulo (aqui falo da falta de animacao em festas, apesar de eu so ter ido pra um som que rolou aqui na faculdade e que fiquei por meia hora e, da indisposicao dos estudantes - a maioria de outros estados - de ir conhecer a cidade).
Nao e possivel para um estudante americano ter uma vida completa enquanto na faculdade: passam de 4 a 5 meses longe da familia e dos amigos; sua familia passa a ser os colegas da faculdade. Nao e possivel ter uma continuidade entre trabalho, estudo, familia, vida amorosa, amigos, festas, a nao ser que consigam mudar tudo para a cidade onde concentrarao seus estudos. E impressionante como, ate quem e daqui mesmo, acaba vindo morar na universidade.
Hoje fui dar um passeio rapido no centro, pensei que fosse encontrar mais vida por la; mas nao! a gente quase nao encontra um pe de gente andando por aqui. Nao sei se porque fim de semana, mas em geral a caracteristica das ruas e essa. Sempre desertas... O povo so anda de carro. Tambem, podendo comprar um por 3.000 dolares...
Justificam essa falta de vontade de conhecer a cidade pelo fato desta nao ser muito aberta a diversidade, e que se sente isso melhor quando e negro. Pode ser que sim, a falta de receptividade pode causar isso, mas me parece que a falta de interesse e curiosidade cultural e anterior ao temor de nao ser aceito.
Aqui parece mesmo um internato, cada um em sua cela, enclausurado em seu proprio mundo, embora eventualmente possam compartilhar a sala de estar pra ver um filme ou se encontrar duarante as refeicoe.
Nao sei de que forma talvez isso possa ajudar as pessoas a se concentrarem mais nos estudos, mas num primeiro olhar nao me parece tao saudavel...
Enfim, por enquanto esta e a percepcao da American Way of Life por aqui, que ainda to tentando significar...

2 comentários:

Jeanne Muniz disse...

É issoa aí Tati... passei por aí a quase dez anos e pelo visto as coisas não vão mesmo mudar. Eu também tinha esta impressão de vazio e solidão... meus primeiros seis meses foram terríveis... sair desse calor e cair nesta geladeira não é fácil, mas ainda bem que existem as compensações, né??? Pense nelas!!! Vai ficar mais fácil. Beijo.

Anônimo disse...

ttxiPuxa vida... achei que o vazio da foto, é porque foi tirado no meio da madrugada!!
Ah.. eu adoro nossa cidade, onde as pessoas ficam na rua até amanhecer!! heheheheh

Dilla