segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A libertacao (ou saindo da toca...)

Hoje foi o primeiro dia a botar a cara fora do campus, de fato. So tinha ido ali no Wall-Preco, de carona, para uma leve empreitada consumista. Imbuida da coragem de um turista pus-me a rriscar-me nas ruas de Nashville depois de diversas desconfiadas consultas sobre o melhor onibus a tomar. Cheguei em Vanderbilt, a disputada universidade dos exchange, com quase uma hora de antecedencia da aula. Enquanto esperava, assistia a uma especie de evento de boas vindas dos funcionarios,



com tudo que americano gosta: sorteio de brindes, muita goluseima, sessoes de massagem, painel para expressoes artisticas, fotos para recordacao... uma verdadeira quermesse primeiro-mundista.



Ao fundo, musica dos anos setenta, oitenta... E claro que nao ia ficar como cachorro em porta de acougue; nessas horas e sempre bom lembrar dos conceitos academicos pra justificar nossa cara-de-pau: pus-me aos poucos a praticar a “participacao observante”: uma aguazinha daqui, uma fotografia dali, ate a imersao completa: sorvete, sandwich, refrigerante, pipoca, massagem, caricatura, brindes... podia sair de la com uma viagem para as proximas ferias se a razao e a preocupacao com o horario do buzu nao me arrebatassem.




Foi um dia diferente e promissor. Os professores me receberam muito bem apesar da minha chegada com duas semanas de atraso. Assisti aula e depois fui tentar minha inscricao fora do prazo. Corre daki, corre dali, conheci uns quatro deles que falvam portugues, seja por quais motivos fossem. Foi o dia tambem de conhecer as figuras enigmatimaticas que vieram do Rio Grande do Sul participando do mesmo programa de intercambio. Apesar das ma referencias quanto aos provenientes do Sul, foram muito simpaticos; compartilharam comigo seus percalcos e se dispuseram a me atualizar quanto aos conteudos.
Tava disposta a so ficar na Fisk, mas um evento tragicomico me fez mudar de ideia: a descoberta de que uma das disciplinas que escolhi era on-line. Pra que diabos isto presta??? E logico que nao ia me abalar leguas pra vir cair no ciberespaco!!!!





Por isso Vanderbilt se impos na minha vida, alem do que vai ser muito mais produtivo, ja que la vou estudar Antropologia de verdade; na Fisk so estudarei temas tangenciais.
Ah! Para futuros editores e para aqueles que veem no livro um artigo de luxo, tomem nota de uma coisa: existe um troco aqui chamado text-book, que e a edicao piorada de uma publicacao que os estudantes usam, abusam, compram, vendem e trocam. E como aquelas edicoes baratinhas dos romances brasileiros, so que aqui e extensivo aos livros academicos que custam horrores. Me fizeram lembrar aqueles romances brega que vendem em Sebo e banca revista – Sabrina e companhia...
De volta a Fisk! Fui caminhar com as novas colegas, antes que seja necessario criarem um sutia para a barriga. Depois fui, finalmente, desfazer minha mala... me senti estranha, e como se aos poucos, comecasse a me dar conta de que cinco meses nao e tao pouco tempo assim...


5 comentários:

Anônimo disse...

Li que não existe em língua Yanke, nenhuma palavra que traduza de fato a palavra saudade... Tem as que se aproximam de modo tabajara... rsrsrsrsrsrsrs

Bjus,

Elvis

Unknown disse...

Como vc consegue mesclar bom humor, ironia e docilidade num só texto?

Tenho que admitir q estou virando sua fã! rsrsrrs

Pelo visto o coraçãozinho já está começando a apertar! Não se preocupe, pois a tendência é piorar...kkkkkk

"Saudade é a presença de um bem ausente"

Bjos e segure a ONDA!!! Não deixe ELA apagar aquele palavra que vc escreveu na areia e as lembranças de seus queridos amigos brasileiros!

Unknown disse...

Vou ser obrigada a discordar da Larissa em relação a "...a tendência é piorar..." na verdade o começo é q é bem difícil, mas com o tempo a saudade vai ficando mais suportável vc vai ver!
Tanti q quando tiver perto d vc voltar, vc vai começar a sentir saudades daí!
bjoks

Anônimo disse...

Show Miga!!
Que farra, hein??
Estou adorando "estar aí" com vc nessa viagem bloguistica!! hehe...
Saudade... É.... tá começando.... vai apertando... depois, passa!!
O que vale é sentir que vale a pena!

Xêru,

Edla

Unknown disse...

Eu sei o que é saudade, hj fui ao TCA e lembrei-me de vc. Bjs.