domingo, 7 de setembro de 2008

As pessoas - Parte I

Todos tem sido muito prestativos. Sempre me abordam perguntando meu nome e de onde venho. Perguntam se conheco os brasileiros que passaram por aqui, se conheco uma tal de Adri do semestre de verao e dizem ate que pareco com ela. Imaginem, uma baiana parecida com uma gaucha. Mas enfim, bastou ser um pouquinho amarelo pra eles colocarem tudo no memo pacote… So um detalhe que ainda nao tinha contado: a Fisk e uma universidade de negros, por isso essa tendencia englobante de classificar tudo que e nao-negro como a mesma coisa. E a mesma historia do caminhao de japones…
Outro dia tava na fila do business office da universidade e a abordagem foi diferente; uma menina me viu com uma blusa e uma bolsa com palavras em portugues e ja veio me abordando falando portuges. Nao! Nao era brasileira. Tinha feito intercambio na Ufba, mais especificametne em Sao Lazaro, minha terra natal, kkkk. Disse que tinha ouvido falar que uma brasileira ia chegar e como viu coisas em portugues espalhadas pelo meu corpo logo supos que era eu. Me ajudou um pouco com os tramites burocraticos e vez por outra nos encontramos a caminho do refeitorio, que alias e onde mais se estabelecem as redes de sociabilidade; e impressionante como o ponto de encontro e sempre em torno da comida; o povo fica sentado em uns banquinhos perto da cafeteria, mesmo quando nao e hora das refeicoes, e ali conversam, conhece as pessoas; e tambem o lugar onde as irmandades se apresentam… Calma, nao sao irmandades homossexuais! Alias, eu nem sei ainda do que se trata exatamente. So sei que existe uma conpeticao entre elas, que existem simbolos, modos de agir e vestir a ela referentes e que uma delas foi extinta por que tratava os calouros de forma violenta. Tem ate partes do jardim que sao como territorios, membros de outra irmandade nao podem pisar, coisas do tipo. Ainda e uma coisa a ser melhor compreendida e que mais tarde vou tentar explicar.

3 comentários:

Unknown disse...

Não é o greek system? É um sistema (nacional, eu acho) de fraternidades e irmandades. (Legally Blonde, sabe?)
Enfim, google neles!!

Ah, vc sabe que está vivendo o american dream quando seu texto não tem mais acentuação!

Unknown disse...

E aí amarela!!!

Ainda bem que eles estão sendo receptivos! Não deve ser igual a receptividade baiana super, hiper acolhodera, mas deve lhe deixar tranquila e a vontade!! Vc já gosta disso né?! Pelo pouco q convivemos percebi a sua sensibilidade e seu lado "emosentimental" kkkk rsrsrs brincadeirinha viu, Tati?!

Quanto às reuniões em refeitórios acho normalíssimo até pq em todo lugar a comida "irmana" os esfomeados, ops, as pessoas rsrsrs!

Já ia recorrer ao google p/ saber dessas irmandades, mas o comentário anterior já me poupou tamanho esforço!!! Vc está tão preguiçosa assim ou está tão atribulada q n tem tempo de fazer uma pesquisa "basicona" dessas?

A desculpa de vc ter trancado Comunicação na Uneb, não justifica a digitação tão disciplicente (sem acentos). Vou falar p/ tia Socorro, tia Tânia Cordeiro e companhia Ltda!!!

Fico alividada por saber da gangue, ôpa, quer dizer...irmandade que destratavam os calouros foi expulsa! Mesmo assim, olho aberto p/ qualquer "skinhead" ou coisa parecida...

Aiiii q saudades de falar mal dos professores contigo! Aiii que saudades de ouvir vc toda Brownzona ávida p/ q eu contasse minhas histórias "Rasga logo, Larissa, rasga"

Se cuida!
Bjs

Unknown disse...

A galera tá falando da acentuação, e com razão. Dificulta um pouco a leitura. P q vc não está utilizando? Somos chatos mesmo, precisamos da acentuação. Outro detalhe: quando utilizar termos em inglês coloque a tradução, pois não é tudo que sei. Exigente (rsrs)! Bjs.